segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Multinacionais





Restaurante McDonald's em Guantánamo, Cuba
Exemplo de multinacional integrada horizontalmente.
Abaixo, expansão cronológica de McDonald's: 
Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria prima e mão-de-obra baratas.



Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.
A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.
No Brasil, a entrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek, quando o país procurou atrair montadoras de veículos estrangeiras. Neste governo, instalaram-se no Brasil as empresas Ford, Volkswagen, Willys, GM, entre outras.

Anúncio da Coca-Cola com soldados americanos no Panamá.
Exemplo de multinacional integrada verticalmente.
Abaixo, consumo anual de Coca-Cola: 










Transnacionais

O termo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à idéia de que uma empresa teria várias nacionalidades. Atualmente, tais empresas recebem a denominação de Empresa transnacional, pois na realidade tem suas matrizes em um determinado país.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Multinacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário